A Cyne News de hoje vem com uma seção nova 💜🎞
Boa leitura.
Tente imaginar essa cena…
É fim de semana, o dia está lindo e com uma temperatura agradável. Você e seus amigos marcaram de se encontrar e colocar o papo em dia.
Vocês se encontram e começam a conversar. Falam sobre as banalidades da vida, reclamam dos vizinhos e do trabalho. Até que, em determinado momento, uma das pessoas da roda, faz alguma piada ruim ou um comentário desnecessário.
O seu instinto é olhar para o lado, onde tem uma câmera imaginária. Você reage ao comentário, se controlando para não responder ironicamente - as vezes é o melhor que a gente faz - torcendo para que essa ´câmera imaginária´ tenha captado o que você está querendo dizer.
Tipo assim..
Quem nunca fez isso, que atire a primeira pedra!
É aí que entra a quebra da Quarta Parede. Muito comum em séries como: The Office, Modern Family e House of Cards.
O termo “quarta parede” surgiu no teatro. Imagina um palco; lá temos três paredes, as do lado e a parede do fundo. A quarta parede é a que divide o público dos personagens. Para nós, ela é ilusória, sabemos que ela não existe, mas acreditamos que aquilo que vemos está em um outro mundo.
Mas, para os personagens, tudo o que estão vivendo é a realidade. Não sabem que tem algo atrás daquela parede. Porém, em determinado momento, algum personagem quebra essa parede, ou seja, ele sabe que tem alguém ali do outro lado, então olha diretamente para a plateia ou para a câmera (no caso do cinema/tv), e conversa com a gente. Faz um comentário irônico ou explica alguma coisa do filme.
Recentemente, a novela Renascer usou muito essa técnica com o personagem Norberto (Matheus Nachtergaele). Ele era o dono da venda e, em muitos momentos, explicava pra nós o que tinha acontecido, ou melhor ainda, avisava que depois do intervalo, ia ter uma fofoca das boas. As melhores cenas, eram dele!
E, se você pensa que a quebra da quarta parede é “recente” no cinema, está muito enganado. Já tem em um dos primeiros filmes da história, chamado O Grande Roubo do Trem (1903), onde as pessoas acenam para a câmera.
Lembrou de algum filme com a quebra da quarta parede? Tem muitos por aí..
Curtindo a Vida Adoidado
1983, Comédia, 1h43, Amazon Prime (pago)
Ferris Buller (Matthew Broderick) é um adolescente que, certo dia, decide enganar os pais fingindo estar doente. Ele falta na escola e consegue convencer sua namorada Sloane (Mia Sara) e seu amigo Cameron (Alan Ruck) a passar o dia com ele. Porém, o diretor da escola ao desconfiar do aluno, tenta a qualquer custo provar que ele não está doente.
Durante todo o filme, ele consegue convencer os pais de que está doente. Inclusive, faz um drama logo na primeira cena, digno de um Oscar e que obviamente só a irmã não acredita. A mentira foi tão grande, que a cidade inteira acreditou! 😬
Curtindo a Vida Adoidado é engraçado e relaxante, bem sessão da tarde. E, para ajudar a tornar engraçado, e muitos momentos tem cenas de tensão, onde a câmera chega perto do personagem, e ele nota que algo está errado (normalmente, quando é com o diretor da escola) e junto com uma música de suspense.
O filme todo é narrado pelo próprio Ferris, o que facilita muito a quebra da quarta parede. Ele ensina como enganar os pais, comenta sobre o seu amigo - enquanto os outros personagens estão alheios aos comentários - e faz caras e bocas que só nós podemos ver.
Talvez você já tenha visto muitas cenas e referências do filme e nem saiba - principalmente a cena dos créditos.
Legenda: Você ainda está aqui?! Já acabou. Vai pra casa.. vai.”
🤔 Curiosidades
➡ Matthew Broderick fez uma participação especial na 3ª temporada (episódio 7) de “Only Murders in the Building”, fazendo o papel dele mesmo. No episódio tem uma referência à cena pós crédito de Curtindo a Vida Adoidado.
➡ Ainda sobre a cena; sabia que era um método para fazer com que as pessoas ficassem na sala de cinema para poder ver os nomes de todos os envolvidos no filme?!
➡ Já teve referência do filme em Deadpool, com a cena exatamente igual a dos créditos!
➡ Charlie Sheen faz uma aparição no filme, na cena da delegacia. Ele faz um adolescente que foi acusado de vender drogas e, para melhorar a performance ficou 48 horas sem dormir 🤡
Nos Streamings…
Alguns filmes - de muitos - que quebram a quarta parede…
Amazon Prime
A Grande Aposta (pago)
Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry (Christian Bale) percebe que alguns empréstimos feitos para o mercado imobiliário estão em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet (Ryan Gosling) que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (pago)
Um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos.
O Show de Truman (pago)
Truman Burbank (Jim Carrey) trabalha como vendedor de seguros e vive uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher.
Depois que eu assisti ao filme, achava que tinham câmeras em todo lugar.
Disney+
Deadpool
O personagem da Marvel mais conhecido pela quebra da 4ª parede (porém, não o primeiro, se formos além do cinema). O anti-herói mais irônico que existe.
Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um ex-agente especial que passou a trabalhar como mercenário. Seu mundo é destruído quando um cientista maligno o tortura desfigurando-o. Ele se transforma no Deadpool e ganha poderes especiais de cura e uma força aprimorada. Com a ajuda de aliados poderosos e um senso de humor mais desbocado e cínico do que nunca, o irreverente anti-herói usa habilidades e métodos violentos para se vingar do homem que quase acabou com a sua vida.
Netflix
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
O Rei Artur sai à procura de cavaleiros que o acompanhem em uma jornada histórica: a busca do Santo Graal. Aparecem então Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-Tão-Bravo-Quanto-Sir-Lancelot; Sir Galahad, o Puro, entre outros personagens surreais. Escrita pelo genial grupo de comédia britânico Monty Python, a trama do longa satiriza diversos eventos históricos ocorridos na Idade Média.
Notícias da Sétima Arte
📰 Estreias nos Streamings: O filme Rivais, que estreou esse ano, entrará no catálogo da Amazon Prime no dia 01 de Outubro - eu só espero que não seja mais um filme pago no streaming. Já na Netflix, teremos o filme O Menino e a Garça - vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2024 - no dia 07 de outubro.
📰 O filme O Maníaco do Parque - com Silvero Pereira, Mel Lisboa, Xamã e Marco Pigossi - vai passar no Festival do Rio no dia 12 de Outubro e estreia na Amazon Prime dia 18 de Outubro. Teaser Oficial
📰 Vai ter filme sobre Coca x Pepsi! Produzido por Steven Spielberg. A chance de ser um filme ruim, é quase nula.
Você ainda tá aí?!
Não pegou a referência?! Olha esse vídeo aqui vídeo aqui ou esse vídeo com legenda.
🎬 Que tal ter uma indicação sua aqui na Cyne News?!
Pensa em um filme que marcou a sua infância, aquele que você assistia dia sim, dia também quando criança…
Agora só vem aqui no Formulário Dia das Crianças e me conta mais sobre o filme 💜
⚠ Spoiler: já tem um (ou será mais de um?!) bem clássico da minha infância lá nos anos 90
🎬 E esse esse vídeo da Ayo Edebiri - de The Bear - sendo gente como a gente no Emmy Awards Eu com certeza surtaria igual 💜
🎬 Quer lembrar de algum filme citado aqui, mas não lembra de qual edição era?! Da uma olhada nessa lista que eu fiz 🧾 com todos os filmes que já apareceram por aqui.
🎬 Alfred Hitchcock foi o rei dos filmes de suspense (inclusive, já falei sobre ele na Cyne News), mas sabe do que ele tinha medo?! Olha essa fofoca aqui!
Estou me sentindo muito cult agora que sei da quebra da 4ª parede. Assisti KAOS e Prometeu faz isso o tempo todo. Hehehe.
Não conhecia toda a origem do termo "quarta parede"! Muitoooo bom! Eu adoro quando fazem essa quebra nos filmes
E adorei que agora temos uma lista com todas as indicações da newsletter :)