Recentemente comecei a assistir a série “Only Murders in the Building” - que terá sua quarta temporada agora em agosto. Iniciei um pouco tarde e já estou no começo da terceira temporada (viciei, culpa do namorado). Ela conta sobre três moradores do prédio Arconia, em Nova Iorque, que são viciados em podcasts sobre histórias de assassinatos reais. Certo dia, alguém é morto dentro do prédio, então, eles decidem criar o próprio podcast investigativo. É uma série curta, divertida e cheia de plot twist (aquelas reviravoltas na história que deixam a gente de queixo caído).
Eu amo livros e filmes de mistério, suspense e romance policial. Adoro tentar adivinhar o que aconteceu e de ter a sensação angustiante de que alguma coisa vai acontecer. Só que, ultimamente, eu estava dando um tempo desse gênero…
Ai Ross, calma… 🙄
Eu tento fugir um pouco do gênero, mas sempre me vejo assistindo algum suspense. Acontece que, na maioria das vezes, acabo descobrindo rápido demais quem é o verdadeiro culpado. A intuição é boa, apesar de muitas vezes eu tentar ignorar o que ela fala..
Mas, foi assistindo a série, que acabei me lembrando de um filme antigo, dos anos cinquenta, dirigido pelo mestre dos filmes de mistério e suspense…
Alfred Hitchcok (Imagem: Pinterest)
Janela Indiscreta
O filme está na Amaon e na AppleTv mas, só para aluguel.
James Stewart e Grace Kelly (Imagem: Pinterest)
Após sofrer um acidente de trabalho, o fotógrafo L. B. Jefferies precisa ficar confinado em casa, sentado o dia todo numa cadeira de rodas. Sem muito o que fazer ele decide tomar conta da vida dos vizinhos e ignorar sua linda namorada interpretada pela maravilhosa Grace Kelly, seu único entretenimento é reparar na vida dos vizinhos, junto com seu binóculos. Certo dia, percebe uma movimentação estranha na vizinhança, deixando seus dias mais interessantes diante de um suposto assassinato.
Assistimos ao filme com o olhar do próprio Jefferies (James Stewart); nos primeiros minutos, temos uma câmera em plano sequência (ou seja, não tem nenhum corte). Estamos observando a vizinhança através dos seus olhos. Vemos a rotina de cada morador: a mulher solitária, um casal que briga, um homem estudando piano etc. É interessante que, ele observa seus vizinhos em suas vidas calmas, enquanto a sua está um pouco bagunçada.
Durante todo o longa, ficamos com ele dentro do apartamento e, além dos planos e cenas como se estivéssemos olhando direto de uma câmera fotográfica, nós também somos guiados pelo som.
Temos o som da própria trilha sonora, que só nós conseguimos escutar, e temos a trilha diegética, quando nós escutamos e os personagens do filme também; como a conversa entre vizinhos, ou uma música (tocada pelo vizinho do piano) que pode sugerir algo para nós espectadores.
Nesse vídeo COM SPOILER SOBRE O FILME ele explica mais sobre o assunto:
Janela Indiscreta: O Suspense Através do Som
“Janela Indiscreta é construído de forma tão minuciosa quanto seu complexo cenário. Assisti-lo é como observar um ecossistema vivo, pulsante, com a emoção adicional de um misterioso assassinato para completar. Hitchcock se diverte com o cenário particularmente pós-moderno do filme: nós, os espectadores, somos hipnotizados pelas ações dos personagens, que, por sua vez, estão hipnotizados pelas ações de outros personagens. É um círculo vicioso de obsessão arrematado com humor negro e um toque de sensualidade.” - 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer
🤔 Curiosidades
➡ O filme foi é adaptado de um livro do autor Cornell Woolrich.
Além disso, tem outro livro (recente) chamado A Mulher na Janela. Ele faz referência aos filmes de Hitchcok, principalmente Janela Indiscreta. É um ótimo livro. Dele, também fizeram uma adaptação que, sinceramente, não é bom. Se for assistir, é por sua conta e risco..
➡ Essa curiosidade talvez seja a mais conhecida: Hitchcock tinha a mania de fazer aparições rápidas em seus filmes.
O que eu ainda não sabia sobre isso é: essa brincadeira começou por conta de um filme seu; estavam sem um figurante, então ele se dispôs a aparecer no lugar de quem faltou.
➡ Janela indiscreta teve 4 indicações ao Oscar de 1995. As indicações foram para: Direção, Fotografia, Roteiro Adaptado e Mixagem de Som.
Nos Streamings.
Foi difícil deixar alguns filmes de fora…
Amazon
Um Corpo que Cai
Mais um do Hitchcock. John Scottie, um detetive aposentado, tem medo de altura. Certo dia, um amigo pede que ele siga sua esposa, explicando que ela está demonstrando reações estranhas durante o dia. Um pouco receoso, John decide aceitar a tarefa. Mas terá que enfrentar seu pior medo.
Entre Facas e Segredos
Depois de fazer 85 anos, Harlan Thrombey, um famoso escritor de histórias policiais, é encontrado morto. Contratado para investigar o caso, o detetive Benoit Blanc descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.
Max
Eu Sou Alfred Hitchcok
Não da para falar sobre suspense, sem indicar um documentário sobre ele. Nesse documentário, vemos suas histórias e curiosidades sobre sua vida como diretor.
Zodíaco
Vamos de filme baseado em fatos?
Durante os anos 60 e 70, o medo aumenta em São Francisco com os ataques de um assassino maníaco chamado Zodíaco. Investigadores e jornalistas tentam descobrir a identidade do assassino e levá-lo à justiça. Enquanto isso, Zodíaco provoca as autoridades com mensagens crípticas, cifras e telefonemas ameaçadores.
Netflix
O Talentoso Ripley
Tom Ripley tem o desejo de viver na linda Itália dos anos 1950, a vida dos sonhos, assim como seu amigo Dickie Greenleaf leva. Certo dia, o pai de Dickie pede que Tom vá até seu filho para convence-lo a voltar para casa.
Quem suspeitaria de um Matt Damon com essa carinha linda?
Star+
Assassinato no Expresso do Oriente
Ocorre um assassinato em um luxuoso trem. O famoso detetive Hercule Poirot, que também estava a bordo, precisa correr contra o tempo para resolver o caso.
Noticias da sétima arte.
📰 Hugh Grant além dos filmes fofos… A produtora A24 (conhecida por lançar filmes de terror psicológico) estreará um filme com Hugh Grant e será lançado no Brasil esse ano. O filme se chama Herege e, Grant interpreta um homem que aprisiona duas missionárias me sua casa.
📰 As plataformas Disney e Star+ já são uma só, desde ontem 26 de junho.
📰 O Oscar tem novos membros para votar nos filmes indicados, Incluindo Lilly Gladstone, Jessica Alba e a brasileira Maeve Rojas, de O Som ao Redor.
Indo maratonar only munders in the building🏃♀️➡️🏃♀️➡️🏃♀️➡️🏃♀️➡️🏃♀️➡️🏃♀️➡️
Não sou muito entendedorade Hitchcock, confesso, mas AMOOOO Only Murders in the Building. AMO!