Hamnet - Amor e Luto
Edição #44 - lista de indicados, Brasil em 5 categorias, filmes do Oscar e fofoca 💁♀️
Enfim deu-se início ao momento mais aguardado do ano: a corrida ao Oscar 2026. A partir dessa edição, a newsletter será mais focada no grande dia e nos filmes indicados. 💜
Olhando rapidamente para a lista de indicados, temos filmes bons e de boa qualidade, grandes atuações e histórias. Melhor que o ano anterior. E não podemos esquecer que tem Brasil mais uma vez, e agora em 5 categorias 🇧🇷🇧🇷💛💚.
O filme O Agente Secreto está concorrendo em: Filme Internacional, Melhor Ator, Melhor Elenco (categoria nova) e Filme. E, o brasileiro Adolpho Veloso está concorrendo em Melhor Fotografia para o filme Sonhos de Trem.
Ainda é cedo para ter certeza, mas, nós vamos penar muito. Temos chances? Sim, mas temos concorrentes fortes. Ao que tudo indica, nosso maior problema em Melhor Ator, é Thimotée Chalamet - ele é sensacional, não da para negar - não assisti o filme, mas pelo que estão falando, a atuação dele está impecável. Oremos!
Se analisarmos as outras premiações (Critics e Globo de Ouro) nossa chance é muito grande. Valor Sentimental era um dos grandes concorrentes - ainda mais pelo fato de falar sobre cinema - mas, até agora a campanha para o filme foi pouca. E que continue assim, para ganharmos a estatueta!
Melhor Filme, um grande sonho. E torço muito para que ganhe, mas infelizmente as chances são poucas principalmente pela dificuldade de filmes estrangeiros levarem essa categoria. Mas brasileiro não desiste nunca!
Sobre a nova categoria, Melhor Elenco, quem leva o prêmio é o diretor de elenco - pelo meu entender; ele é a pessoa que vai fazer um estudo sobre quais atores podem se encaixar nos personagens. O nosso longa tem uma grande variedade de atores e que, juntos em cena brilharam e conseguiram mostrar o entrosamento da equipe.
Sinto um cheiro de - pelo menos - duas estatuetas para o nosso filme!
Voltando a lista. Recentemente assisti essa análise do PH Santos, sobre todos os filmes indicados que ele já havia assistido. E concordo com tudo. Como falei anteriormente, a lista desse ano é muito boa mas, na tentativa de talvez diversificar, colocaram filmes como F1 O Filme em Melhor Filme, tirando o lugar de filmes que provavelmente seriam melhores. Não é um filme ruim, mas da a impressão que está ali só por ser um filme mais popular, um blockbuster (filmes de grande orçamento).
Pecadores, bateu o recorde de indicações, esta nomeado para 16 delas (conto quais são nas dicas de filmes) e, o que me incomoda é não ter Miles Caton concorrendo em Melhor ator. Michael B. Jordan está ótimo - não melhor que nosso Wagner - mas a meu ver, quem carrega o filme é o personagem de Miles.
Paul Mescal, depois de brilhar em Hamnet, foi simplesmente ignorado para Ator Coadjuvante. Aliás, nas indicações de atores, em quase todas as categorias, tem atores do mesmo filme. As vezes me pergunto, será que é justo?!
Dois filmes que eu - e muitos outros cinéfilos - tinha como certo no Oscar era Wicked: For Good e Springsteen: Salve-me do Desconhecido. O primeiro, assim como a primeira parte, tinha tudo para ser bom e ter as atrizes indicadas, inclusive estavam falando bastante sobre elas. O segundo, bem, a academia adora uma biografia.
Já os documentários desse ano, achei com temas bem pesados porém necessários e retratam o que está acontecendo no mundo. Um é sobre os presos em uma cadeia do Alabama, filmado através dos celulares que eles tinham (e com cenas bem pesadas); outro conta sobre um jornalista que foi até a Ucrânia, fazer registros da guerra, mas caiu numa emboscada.
Mas, os documentários são necessários, é preciso entender a realidade e os pontos de vista. Se você assistir algum deles, me conta o que achou?
Ainda tem muita coisa para acontecer, filmes para assistir, notícias e fofocas (sempre tem alguma né), aos poucos vamos acompanhando e decidindo nossos favoritos.
Vamos falar de filme então?!
Hamnet - A Vida Antes de Hamlet
Drama, 2h05, cinema
Filme, Direção (Chloé Zhao), Atriz (Jessie Buckley), Elenco, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Design de Produção, Figurino.)
Assim que o nome do filme começou a ser visto por aí, eu li a sinopse do filme. Sabia sobre o assunto. Mas, por algum motivo, antes de ir ao cinema eu não li nada, e qualquer informação sobre o filme foi deletada da minha mente. Saí do cinema com os olhos inchados, eu, que não choro em filmes e jurava que sairia ilesa da sessão.
O filme ainda está em mim e, o que eu achei melhor: ele não te obriga a chorar, o choro não vem por conta de algum gatilho, mas pelo trabalho que fizeram, por ter conseguido trazer uma obra emocionante.
A Sinopse: William Shakespeare e a sua esposa, Agnes, celebram o nascimento do seu filho, Hamnet. No entanto, quando a tragédia atinge e Hamnet morre ainda jovem, isso inspira Shakespeare a escrever a sua obra-prima antemporal, Hamlet.
O longa, é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Maggie O´Farrell que, a pedido da diretora, Chloé Zhao, também fez parte do roteiro. A história é uma ficção histórica, ou seja, se passa em uma época e com pessoas que existiram, porém, não se tem muita informação sobre Shakespeare e o restante de sua família. São suposições, a partir de estudos que foram feitos.
Acompanhamos a história dessa família, desde o seu início. Agnes - também conhecida como Anne Hathaway - na sua casa: a Natureza. Ela é livre, conhecida como bruxa por entender sobre as ervas, conseguir ler as pessoas e sempre estar no meio das árvores. Ele é quieto, introspectivo e fechado. Bem, dizem que os opostos se atraem.
Tudo o que vemos, é com o olhar de Agnes e, aqui vemos como é importante uma diretora mulher. Chloé conseguiu trazer força e sensibilidade para a personagem. Will - como é chamado na única vez que ouvimos seu nome - é um bom pai, um homem com seus problemas familiares, um escritor que se desespera em certo momento por não conseguir escrever e achar que seu texto está ruim, uma pessoa que por muitos momentos pensa nele mesmo e um pai que depois da perda do filho, precisa arrumar uma forma de colocar o luto para fora.
Os atores (Jessie Buckley e Paul Mescal), se entregam tanto ao filme e aos personagens, que temos a certeza de que são Agnes e William. A atriz, consegue nos trazer a dor em gestos e silêncios. Paul, trouxe uma sensibilidade para o luto que seu personagem viveu.
O som, faz com que a gente se sinta na natureza, mas também a agonia de Agnes. A fotografia chega, como um tempero final, para deixar tudo mais perfeito - e eu ainda não entendi não estar na categoria. A edição, trouxe atos no filme, com cortes secos (transição de cenas, sem nenhum efeito), que nos remete ao teatro.

O longa é um melodrama, digno de Shakespeare, fala sobre o amor e luto. Uma família unida que precisa viver uma perda horrível, cada um de sua forma e no seu tempo. O luto é difícil, é pesado, e o filme traz a importância de se viver e sentir esse momento. E Shakespeare mostra que a arte também ajuda.
O filme encerra sem pontas soltas, tudo é respondido. Até um detalhe simples, uma brincadeira boba entre as crianças, tem uma resposta. É um filme lento, doído, mas lindo. Talvez um dos melhores filmes do ano.
Eu falei menos do que eu gostaria sobre o filme, se quiser conversar comigo sobre, não se acanhe e me mande uma mensagem ou me responda por e-mail. Tenho muita coisa para falar sobre ele ainda 💜
Nos Streamings…
Indicados de 2026.
Apple TV
F-1
(Filme, Som, Montagem, Efeitos Visuais)
“Na década de 1990, Sonny Hayes era o piloto mais promissor da Fórmula 1 até que um acidente na pista quase encerrou sua carreira. Trinta anos depois, o proprietário de uma equipe de Fórmula 1 em dificuldades convence Sonny a voltar a correr e se tornar o melhor do mundo.”
O som faz a gente se sentir na pista, assistindo ao vivo. É um bom filme.
Cinema
O Agente Secreto
(Filme, Ator, Elenco, Filme Internacional)
“Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana de Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.”
Já falei em outra edição sobre o filme, corre lá para ver!
Zootopia 2
(Animação)
“Os detetives Judy Hopps e Nick Wilde se encontram na trilha sinuosa de um réptil misterioso que vira de cabeça para baixo a metrópole de mamíferos, Zootopia.”
HBO Max
Pecadores
(Filme, Diretor (Ryan Coogler),Ator (Michael B Jordan), Ator Coadjuvante (Delroy Lindo),Atriz Coadjuvante (Wunmi Mosaku), Elenco, Roteiro Original, Trilha Sonora, Canção Original (”I Lied To You”), Som, Fotografia, Design de Produção, Figurino, Cabelo e Maquiagem, Montagem, Efeitos Visuais)
“Dois irmãos gêmeos tentam deixar suas vidas problemáticas para trás e retornam à sua cidade natal para recomeçar. Lá, eles descobrem que um mal ainda maior está à espreita para recebê-los de volta.”
Netflix
Sonhos de Trem
(Filme, Roteiro Adaptado, Canção Original (Sonhos de Trem) , Fotografia)
“Um lenhador leva uma vida tranquila enquanto lida com o amor e a perda em uma época de profundas transformações nos Estados Unidos do começo do século 20.”
O filme não me pegou, e ele é do jeito que eu gosto, calmo e lento. Vou tentar dar outra chance para ele. Ah, a fotografia é do brasileiro Adolpho Veloso.
The New Yorker/Youtube
Two People Exchanging Saliva -
(Curta Metragem em Live Action)
“Numa sociedade onde beijar é punível com a morte e as pessoas pagam por coisas levando tapas na cara, Angine, uma mulher infeliz, faz compras compulsivas numa loja de departamentos. Lá, ela fica fascinada por uma vendedora brincalhona. Apesar da proibição de beijar, as duas se aproximam, despertando as suspeitas de uma colega ciumenta.”
Onde assistir aos Indicados?
Essa lista ficará aqui, sempre atualizada, até a edição pós Oscar .🎞
Onde Ver
Amazon
Blue Moon (Aluguel),
Bugonia (Aluguel),
Diane Warren: Relentless,
Jurassic World: Recomeço,
O Ônibus Perdido.
Apple
Blue Moon (Aluguel),
Bugonia (Aluguel),
Coração de Lutador: The Smashing Machine (aluguel),
Embaixo da Luz Neon,
Cinema
Avatar: Fogo e Cinzas,
Foi Apenas Um Acidente,
Hamnet,
Marty Supreme,
Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria,
Valor Sentimental
Song Sung Blue (estreia 29/01),
The Voice of Hind Rajab (estreia 29/01),
A Pequena Amélie (estreia 12/02),
Kokuho (estreia em março).
Disney
Elio,
Retirement Plan.
Google Play
Arco.
HBO Max
A Hora do Mal,
Alabama: Presos no Alabama,
Armed Only with a Camera: The Life and Death of Brent Renaud,
O Diabo Não Tem Descanso,
Uma Batalha Após A Outra.
Mubi
A Meia-Irmã Feia,
Butcher’s Stain,
Children No More: Were and are Gone,
Forevergreen,
Jane Austen’s Period Drama,
Mr Nobody Against Putin,
Perfectly A Strangeness,
Sirāt.
Netflix
Frankenstein,
Guerreiras do K-pop,
Quartos Vazios,
Sonhos de Trem,
A Vizinha Perfeita”
Notícias da Sétima Arte
📰 Senta que lá vem fofoca..
Logo no primeiro dia de corrida em direção ao Oscar, o diretor do filme Sirât já veio mexer com a gente. Segundo ele, a Academia tem muitos votantes brasileiros (o que é mentira) e que somos ultranacionalistas. Disse também que se um sapato estivesse concorrendo, todos votariam nele. Bem, ele conseguiu seus 15 minutos de fama, e um monte de brasileiros pentelhando ele nos Instagram.
📰 Quer ir ao cinema ver um dos filmes indicados? Aproveita que a Semana do Cinema está chegando. Será de 5 a 11 de fevereiro! 🎟
📰 O Bafta (o Oscar britânico) já divulgou a lista de indicados, com O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos concorrendo
Você ainda tá aí?!
📖 A newsletter é de cinema, mas, sinto que preciso fazer essa indicação.
Comecei a leitura de Frankenstein ou O Prometeu Moderno. O livro já estava na minha meta de leitura e, com a estreia do filme, decidi que começaria em janeiro. A leitura tem me impressionado bastante, fugindo de algumas coisas que eu esperava da história. Vale a pena a leitura.
💌 O Multiverso da Newsletter…
O que teve de bom aqui nos últimos quinze dias.
🎬 Nessa edição, a Gabi Fagundes trouxe uma aula em áudio sobre Ken Wilber.
🎬 A Lu Rodrigues assistiu Valor Sentimental, prevejo mais um filme sensível que vou amar
🎬 Você sabe fazer chá? A Marina Cyrino Leonel fez um passo a passo de como se fazer um chá - inglês, é claro - perfeito.
🎬 Quais foram as suas conquistas? Essas foram as da Gabi Miranda
🎬 A Júlia Gavillan, do Além do Filme, trouxe algumas curiosidades do Oscar 2026.
🎬 A Andrea Nunes, falou sobre as resoluções de ano novo eu tentei fazer uma menor esse ano e mais realista. Falhei.




Amei Hamnet. Parabéns pela resenha, Cynthia!
Obrigada pela menção, Cynthia! Eu amei Valor Sentimental, já vi vários dos indicados, mas este me pegou de jeito. Estou louca para ver Hamnet, amei sua resenha! e eu acho que nessa nova categoria de melhor elenco, O Agente Secreto tem muitas chances e como filme internacional também. :)