Filmes de Terror ou não?!
Se, alguns anos atrás, alguém chegasse para mim e falasse “Você terá uma newsletter sobre cinema, e, vai fazer uma edição só sobre filmes de terror.” eu com certeza daria gargalhada até ter falta de ar…
Eu nunca gostei de filmes de terror, o máximo eu via era Os Fantasmas se Divertem ou Abracadabra, que estão mais para comédia do que terror. Das poucas vezes que eu tentei ver algo mais específico do gênero, consegui apenas uma noite mal dormida ou uma semana dormindo de luz acesa (valeu Samara!). 🤡
Também não gosto - e não consigo ver - nada nojento. Sangue, tripas.. argh!! Quando alguém vem me contar sobre um filme de terror, logo libero para me falar todos os spoilers e o final (assim, quem sabe eu pense na possibilidade de cogitar assistir).
Porém, recentemente descobri um subgênero do terror que eu gosto bastante: o Psicológico (aliás, a produtora A24 tem alguns muito bons). Mas isso não quer dizer que eu vá assistir qualquer um; a decisão depende muito do que pessoas próximas vão falar sobre.
O filme que eu escolhi, é um clássico e tem um marco importante para o cinema. E é só por isso que eu decidi falar sobre ele..
Imagem: Pinterest
Ok, confesso que gostei bastante do filme…
Halloween - A Noite do Terror
1978, terror (slasher)/crime, 1h31, disponível na Amazon Prime (aluguel)
O filme começa no ano de 1963. Conhecemos o pequeno Michael Myers, que assassina brutalmente sua irmã adolescente. Ele é condenado e fica detido em uma instituição aos cuidados do Dr. Sam Loomis. Em 1978, Myers consegue roubar um carro e foge do sanatório. Ele volta para a pequena cidade de Haddonffield, e procura suas próximas vítimas.
Ok, eu entendo que é uma cidade pacata e dia de Halloween. Mas, como ninguém nota um cara estranho e mascarado andando de carro por aí?!
Halloween é o típico filme feito apenas para dar susto. Ele se enquadra no subgênero Slasher (tem vários, assim como o psicológico, sobrenatural, trash e por aí vai). Apesar de ter bastante violência, ele não exagera no sangue. É um daqueles clássicos em que o assassino vai atrás de adolescentes que só querem curtir a vida, e encontra uma bela adolescente indefesa para poder matar.
Antes mesmo da primeira cena do filme, começamos a escutar a trilha principal - e aqui descobrimos que ela será bem importante. Ouvimos ela em looping, enquanto vemos o nome do filme e alguns nomes que fazem o filme (diretores, atores etc.).
E então, temos um ótimo plano-sequência (quanto a cena não tem nenhum tipo de corte) de mais ou menos sete minutos. Estamos vendo tudo do ponto de vista de alguém (que descobriremos ser Michael Myers), ele observa tudo do lado de fora da casa; anda até uma das portas laterais, e vê sua irmã com o namorado.
Sempre escutamos os dois falando bem baixo, e também ouvimos as passadas da pessoa que está vigiando. O casal decide ir para o quarto, a câmera volta para onde estava, foca na janela que está com a luz acesa e depois é apagada. A câmera segue para outra porta, entra na casa e vai atrás da vítima. E é dessa forma que somos apresentados ao pequeno Michael Myers - eu achei sensacional.
Falando em observação, temos também o voyeurismo; muito comum em filmes do Hitchcock como Janela Indiscreta - que eu já falei sobre nessa Cyne News aqui!
O voyeurismo é quando, através da câmera (que normalmente é o ponto de vista de alguém) nós espiamos a vida alheia de algum outro personagem. É como se estivéssemos invadindo a privacidade alheia. Em Halloween, temos algumas cenas assim, pelo ponto de vista de Michael Myers.
Além disso, o som também tem a sua importância aqui. Além de ouvirmos as passadas de Myers, em muitas vezes escutamos a sua respiração pesada por trás da máscara. Mas, o que nos guia, e nos da a pista do que pode acontecer, é a música. O tema principal, normalmente vem segundos antes que Michael Myers apareça - e nem sempre para matar, pode ser em uma cena em que está passeando de carro. Em outras vezes, o aviso pode ser mais antecipado ainda - e foi numa dessas que eu dei um pulo da cadeira 🤡.
Tá, mas qual é a importância dele para o cinema?!
Halloween simplesmente reinventou o gênero terror, que na época não estava fazendo muito sucesso. Ele também estabeleceu novos padrões e influenciou filmes como: “Sexta-Feira 13” e “A Hora do Pesadelo”.
“Nenhum outro diretor desde Alfred Hitchcock conseguiu capturar o voyeurismo delicioso do terror tão bem quanto John Carpenter em Halloween, um filme tão cheio de nossas inquietudes mais primordiais que continua definindo o gênero após 20 anos. De fato, a comparação entre Hitchcock e Carpenter não é nenhum exagero: Halloween está cheio de tributos de Carpenter a Hitchcock, desde os nomes dos personagens - Sam Loomis e Tom Doyle, de Psicose (1960) e Janela Indiscreta (1954), respectivamente - à inclusão no elenco de Jamie Lee Curtis, filha de Janet Leigh, a infeliz vítima no chuveiro de Psicose.” - 1001 Filmes Para Ver Ates de Morrer, 2010.
🤔 Curiosidades
➡ O filme tem várias continuações como: Halloween 2 - O Pesadelo Continua (de 1981, disponível na Amazon Prime para aluguel) e Halloween (de 2018, disponível na Netflix, Amazon Prime e Disney+).
➡ O orçamento do filme foi de US$300 mil, e conseguiram arrecadar apenas US$70 milhões!!!
➡ A Netflix tem uma série documental chamada Filmes que Marcam Época, e o primeiro episódio da terceira temporada é sobre Halloween - foi essa série que me convenceu a assistir o filme.
➡ Enquanto pesquisava sobre o filme, eu achei esse artigo aqui, que fala mais sobre a trilha no filme.
Nos Streamings…
Se ainda não ficou muito claro que terror não é o meu forte, agora vai ficar… (mas as dias são boas) 💜
Amazon Prime
Carrie, a Estranha (pago)
Carrie White (Sissy Spacek) é uma adolescente quieta e sensível; frequentemente enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso de sua mãe que é uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross (William Katt), Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.
O filme é uma adaptação de um dos livros de Stephen King, e tem uma refilmagem de 2013; que nem chega aos pés do filme original.
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Ichabod Crane (Johnny Depp) é enviado ao vilarejo de Sleepy Hollow, onde um cavaleiro sem cabeça está deixando um rastro de corpos decapitados. Os métodos investigativos de Ichabod são postos à prova, pois um ser sobrenatural pode ser o causador dos crimes.
Esse filme, nem da pra colocar como Terror; e até mesmo o diretor (Tim Burton) concorda com isso 🤷♀️.
Midsommar
Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo se depara com rituais bizarros de uma adoração pagã.
Esse filme é tão bizarro, que eu só desejo boa sorte para quem decidir assistir, ele vai ficar na sua mente por muito tempo…
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd (Johnny Depp) e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.
Disney+
É Dia do Halloween, e não podemos esquecer dele…
O Estranho Mundo de Jack
Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa os limites da cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de sua leal namorada Sally ser contra, o Papai Noel é capturado e os fatos mostrarão que Sally estava certa o tempo todo.
O Sexto Sentido
Um garoto (Haley Joel) vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.
Netflix
Corra!
Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose (Allisson Williams), sua namorada caucasiana. Na luxuosa propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo muito perturbador.
Foi esse filme que me fez gostar de terror psicológico. Ah, e já é a segunda ou terceira vez que indico ele aqui! Vale a pena!
Dicas extras!
Enquanto conversava com uma amiga sobre as minhas indicações para essa edição, ela ficou indignada por não ter nenhum filme de terror, então por insistência dela, aqui vai mais alguns filmes..
As Bruxas de Blair (Amazon Prime)
James e um grupo de estudantes se aventuram nas florestas de Black Hills para descobrir os mistérios que cercam o desaparecimento de sua irmã. Muitos acreditam que o trágico evento teve relação com a lenda da bruxa Blair. Com a ajuda de dois habitantes locais, eles exploram os bosques escuros e sinuosos, mas à medida que a noite passa, uma visita inesperada os faz perceber que a lenda é mais sinistra do que eles jamais poderiam imaginar.
Fale Comigo (Amazon Prime)
Um grupo de amigos descobre uma mão embalsamada que lhes permite conjurar espíritos. Viciado na emoção, um deles vai longe demais e abre a porta para o mundo espiritual.
Feriado Sangrento (Max)
Um maníaco empunhando um machado aterroriza os moradores de Plymouth, Massachusetts, depois que um motim durante a Black Friday termina em tragédia. O assassino escolhe as vítimas uma a uma e as mortes aparentemente aleatórias logo revelam um plano muito maior e sinistro.
Notícias da Sétima Arte
📰 Essa é especial para os fãs de filmes de Terror…
Hoje (dia 31) é o UCI Day Terror. A rede de cinema UCI vai exibir alguns filmes de terror (incluindo o clássico O Iluminado), e os ingressos por apenas 12 reais!!
Se você nunca viu o Iluminado, vale a pena viu?!
📰 Saiu o primeiro trailer do filme Vitória, inspirado em uma história real, com a maravilhosa Fernanda Montenegro
📰 Parece que um tal Francis Ford Coppola esteve no Brasil essa semana, nas 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, olha aqui! 💜 Aliás, o novo filme dele, Megalópolis, estreia hoje nos cinemas!
Você ainda tá aí?!
Não pegou a referência?! Olha esse vídeo aqui vídeo aqui ou esse vídeo com legenda.
🎬 Eu sobreviveria facilmente em um filme de terror. E você?!
🎬 A Fernanda Torres foi questionada sobre uma possível indicação ao Oscar, e a resposta dela foi maravilhosa!
🎬 Quer lembrar de algum filme que já apareceu por aqui?! Da uma olhadinha na lista dos filmes que á foram citados por aqui: Lista Cyne News
💌 O Multiverso da Newsletter…
O que teve de bom aqui nos últimos quinze dias..
🎬 Na Pet Letters a Marina contou a história da Luna, uma cachorra que tava de boa, mas - sem querer - resolveu dar um susto na sua dona e nos vizinhos do prédio.
🎬 A Marina também tem outra News, a Marinando, ela compartilhou um conto que eu amei, e tem uma referência de um desenho que eu amava!!
🎬 A Andréa falou aqui na Andrea Me Conta sobre a quantidade de cursos que aparece pra gente, quando a nós só estamos a fim de assistir vídeos fofos ou ver as fotos de viagens dos amigos.
Ah, e ontem saiu mais um texto no Andrea Me Conta, tá lindo demais!
🎬 A Gabi compartilhou um texto dela na News Gabi Escreve, os textos dela são sensacionais! Esse aqui então!!
🎬 A News Que Ninguém me Leia Gabi Miranda, ta completando um ano hoje (mas já?!), a Gabi escreve maravilhosamente bem! Vale a pena se inscrever! Ah, a Gabi também vende pudim, quem já comeu diz que é maravilhoso!
Essa edição não teria ficado tão boa se fosse escrita por alguém que é fã de filmes de terror hahahaha. Simplesmente sensacional! Também não gosto do gênero, e você me convenceu todinha
Cynthia, eu adoro filmes de terror, mas também entendi que alguns tipos não me descem. Não gosto quando tem massacre ou muita violência desnecessária. Agora, quando envolve mistério e ocultismo, são meus favoritos. Não considero os do Tim Burton terror, nenhum deles me deu medo, acho que estão mais na categoria estranho. O Chamado para mim é assustador, adoro a Samara! Aquele primeiro da Anabele, A Invocação do Mal, também é ótimo! Amei a news de dia das bruxas. Beijo