Ah, a Ansiedade. Esse serzinho que nos deixa com falta de ar e palpitações. Que aparece pra gente nos melhores momentos (ironia tá?!). Que nos faz duvidar de nós mesmos.. uma coisinha tão amável né… 🤡
(Imagem: Pinterest)
Eu conheci, oficialmente, a ansiedade durante a pandemia da Covid-19 (aliás, eu e muita gente né?!). Precisei parar de ver as notícias, fiquei com medo de sair de casa e, cheguei a ter uma crise bem forte de ansiedade (na véspera do aniversário do namorado, presentão né?!).
Com o tempo - e alguns chacoalhões da terapeuta, - notei que ela já tinha aparecido na minha vida muitas vezes, eu só não sabia o nome. As vezes ela aparece quando eu me permito dormir um pouco mais, dizendo que eu tenho uma rotina a ser seguida e preciso levantar logo; ou quando decido que no meio do dia eu vou assistir um filme pra poder escrever sobre ele na Newsletter.
Ela tem muitas formas e momentos para aparecer, as vezes implica com o que não precisa, ou cria teorias conspiratórias na sua cabeça que, logicamente, não faz muito sentido. Para mim, nunca foi tão forte. Eu acho. Mas hoje em dia, eu já consigo identificar quando ela tá por perto...
Ah, aliás, só por curiosidade..
Se eu tiver uma única emoção controlando a minha sala de comando, só poderia ser uma:
Vergonha (Imagem: Pinterest)
Qual seria a sua?
Divertidamente 2
Nesse segundo filme, Riley já está com 13 anos, já é uma adolescente, ou seja, está entrando na famosa puberdade. Época em que todas as emoções estão á flor da pele.
O longa começa com a Alegria relembrando um pouco do que aconteceu nos primeiro filmes e, depois, no conta as novidades sobre a personagem. Novos amigos, novas ilhas entre outras mudanças que vemos dentro da sala de controle (como o senso de si). As emoções, já entenderam que precisam uma da outra para tudo, é possível até notar que tem uma conexão melhor entre elas. Até que, surgem novas emoções: Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.
A Ansiedade chega causando, querendo ocupar todo o espaço - ela sempre faz isso - tomando conta de tudo, quase sem deixar que as outras emoções cheguem perto. O enredo talvez seja um pouco repetido: uma emoção que decide tomar conta da sala de comando, e acaba mais atrapalhando do que ajudando; porém o filme não deixa de ser tocante e lindo - filme da Pixar né!
Achei bem interessante que, no primeiro filme, Riley aparece com roupas coloridas que acabam mudando para uma tonalidade mais escura. Agora, ela ainda usa cores vibrantes, mas, em muitos momentos conseguimos ver a cor laranja por perto - cor da Ansiedade - querendo nos dizer que é ela que está tomando conta do sistema todo.
Falando em cores, notou que muitos personagens tem cores nas roupas que fazem referência a outra emoção?!
Por fim, eu amei ver a Ansiedade tão bem representada em um filme, de uma forma tão lúdica mas tão real ao mesmo tempo. E, a Pixar tem essa coisa de sempre ter alguma mensagem muito forte para os adultos, talvez Divertidamente 2 seja mais para a gente, do que para as crianças.
Vale a pena ir ver nos cinemas!
🤔 Curiosidades
➡ Uma curiosidade que vi no Instagram é essa aqui. Ele percebeu que cada emoção tem uma forma que ajuda a transmitir algum tipo de sentimento.
➡ E o quarto das emoções? Cheio de referências sobre cada uma delas. Olha aqui.
➡ Sabia que, inicialmente, o filme teria mais duas emoções: a Culpa e a Suspeita. Ouvi falar que também era pra ter Liberdade, Amor e Paixão - mas essas últimas não sei se é verdade.
➡ Ah, e pra você que é novo por aqui, eu já cheguei a escrever sobre Divertidamente:
Nos Streamings.
Como foi difícil encontrar filmes para indicar hoje. Tem filmes sobre emoção no geral, tem filme pra te deixar feliz pra deixar triste e filme violento. Aliás, um muito obrigada para quem que ajudou com dicas!
Amazon Prime
Ao Mestre com Carinho
Um engenheiro aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
Joel (Jim Carey) se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine (Kate Winslet), o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar.
Gato de Botas: O Último Pedido
O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou seu preço - todo mundo fica velho um dia né -, ele já gastou 8 das suas 9 vidas. E agora, deseja poder restaurar todas suas vidas.
Pulp Fiction: Tempo de Violência
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.
Netflix
Mamma Mia
Donna (Meryl Streep), é proprietária de um hotel nas ilhas gregas. Ela está preparando o casamento de sua filha, Sophie, com suas amigas. Porém, a noiva decide convidar os três ex-namorados de sua mãe, na esperança de conhecer o seu verdadeiro pai.
Essa cena aqui, de Modern Family, do Cam defendendo a Meryl Streep, é tudo pra mim! (Meryl arrasa sempre né?!)
O Pianista
Um pianista judeu polonês (Adrien Brody) vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia
Whiplash: Em Busca da Perfeição
Andrew é baterista, e tem o desejo de se tornar uma lenda do jazz, e arruma um professor de música muito rigoroso.
É angustiante ver as cenas de bateria, e o quanto ele sofre para poder se tornar um dos melhores.
Notícias
📰 Ainda sobre Divertidamente 2: o filme já arrecadou US$ 1,251 bilhão, já é uma das maiores bilheterias e uma das oitavas animações mais lucrativas!! Link aqui.
📰 Vai uma fofoca aí? Rumores de que terá uma continuação de Sexta-feira Muito Louca e O Diabo Veste Prada. Será?! Isso não me anima muito não…
📰 Vai ter filme novo com Tom Hanks. O filme se chama “Here”, toda a história se passa em uma sala. Link aqui.
Sensacional. Amei a news, o filme e todas as referências dele. Tenho um momento de quando fomos ao cinema assistir Divertidamente 2 que vou guardar na memória. Meu filho assistia A Casa do Mickey Mouse em looping quando tinha uns 2/3 anos e o personagem que a Riley encontra no fundo da memória é uma alusão a ele (o que chama a pochete). A gente se cutucava e ria muito nessa hora. Ele já é quase adolescente e o Mickey está lá, em sua memória de infância.
Assisti "Divertidamente 2" este fim de semana. Não curti o enredo repetido, não. Se soubesse que o "copia e cola" estava tão descarado, teria aguardado o filme sair no Disney+. Acho que o Medo acabou dominando minha sala de controle desta vez. Fiquei com medo de perder a oportunidade de assistir um bom filme no cinema, porque alguns anos atrás deixei "Encanto" passar batido e depois pensei "poxa, queria ter visto no cinema..."