Quando decidi o tema para essa edição, comecei a pensar no que eu poderia falar sobre refilmagens. Não consegui pensar em muitas coisas. Sempre que sai alguma notícia sobre um novo remake, fico com receio e penso, “mas o original vai ser melhor” (e as vezes é mesmo). Só conseguia pensar no quanto não gosto de refilmagens, no porquê pegar um ótimo filme e gravar de novo.
Mas, quando comecei a pesquisar filmes que já foram regravados, me dei conta de que muitos do que gosto são refilmagens, 🤡. (puro pré-conceito, eu sei).
E então, esse ano um filme ganhou meu coração, mesmo sem que eu tenha assistido o original…
A Cor Púpura
Nessa versão musical, a história se passa no início dos anos 1900, no sul dos Estados Unidos. Acompanhamos a vida de Cecile durante quarenta anos de vida dela; vemos seus problemas familiares (um abuso vivido), a separação dela com a irmã e também acompanhamos o seu crescimento durante o filme.
O filme é baseado em um musical da Broadway, que também é adaptado de um livro - de mesmo nome - e que já teve outra versão cinematográfica lançada em 1985, dirigido por Steven Spielberg, que produz a versão atual, estrelado por Oprah Winfrey e Whoopi Goldberg (que fez uma rápida aparição no último filme).
A história é pesada, mas, as músicas, por mais que sejam fortes, trazem um momento de tranquilidade para o filme, em meio aos temas pesados. A fotografia do filme é linda e as atuações impecáveis. Colman Domingo (que protagonizou Rustin, também indicado ao Oscar de 2024) traz um marido mandão e abusivo, que te deixa com tanta raiva a ponto de querer entrar no filme. Sem contar as transições de cenas que foram muito bem pensadas, lindas e bem trabalhadas. Todas as histórias se fecham, nenhum detalhe fica de fora.
Apesar de ter uma ótima avaliação no Rotten Tomatoes, algumas pessoas não ficaram muito animadas com essa nova versão, mas, é um filme lindo (e triste) que vale muito a pena tentar assistir.
Nos Streamings…
Hoje, a ordem está por filme, já que alguns originais estão em plataformas diferentes dos filmes atuais + dica bônus
Amor Sublime Amor
2021 (Disney) e 1961 (Prime Video)
A história se passa na parte oeste de Nova York. Lá, temos duas gangues; os Sharks, que são porto-riquenhos, e os Jets, brancos de origem anglo-saxônica, que disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony, antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria, irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.
Se você não gosta de musical, por favor, dê uma chance! Vale a pena.
Pra entrar um pouco no clima, encontrei um vídeo comparando a música “America” nas das versões. Vídeo aqui.
A Fantástica Fabrica de Chocolate
2005 e 1971 (Prime Video e Max)
Charlie Bucket encontra um dos bilhetes dourados em seu chocolate Wonka. Ele e seu avô Joe, se juntam a um pequeno grupo de crianças - que também acharam o bilhete dourado - e vão passa um dia conhecendo a mágica fábrica do misterioso Willy Wonka.
Por mais que eu ame Johnny Depp e Tim Burton juntos, a versão original é incrivelmente melhor.
Farenheint 451
2018 (Max) e 1966 (nenhum streaming)
Adaptado do livro de Ray Bradbury, uma sociedade futurista os livros são proibidos e queimados. Um dos bombeiros começa a repensar a sua função depois de conhecer uma jovem encantadora que adora livros.
Nasce uma Estrela
2018 (Max), 1976 (Prime Video), 1954 (Apple TV e Prime Video) e 1937 (Prime Video Premium)
O abuso de álcool faz um cantor caia em decadência. O astro então conhece uma cantora; os dois constroem uma vida juntos. Porém, enquanto a fama dela só aumenta, ele vive uma crise pessoal e profissional. O cantor Jackson Maine, deixa uma apresentação para ir beber
Talvez esse seja um dos filmes com mais remakes (pelos menos dos que eu cheguei a pesquisar) e com sinopses e/ou personagens um pouco diferentes. O enredo é sempre o mesmo, indo de acordo com a época, claro.
Imagem: rollingstone.com
➡ Dica Bônus!
“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.” - Mestre Yoda
O meu lado nerd não me permite deixar a saga Star Wars de fora (mesmo não sendo uma refilmagem), justo na semana que temos o Star Wars Day!
Como assim, o Dia Star Wars?!
No dia dia 04 de Maio é comemorado o Star Wars Day. A data faz referência a uma das frases mais repetidas na saga, “May the Force be With You” (Que a força esteja com você). É apenas uma coincidência entre as palavras, ficando “May the fourth be with you” (em português, não faz sentido nenhum).
Certamente, dia 04 você verá muuuitas referências aos filmes.
E qual assistir? Por mim, indicaria todos e pela sequência de lançamento. Mas, os melhores são os três primeiros: V, VI e VII.
Não, você não leu errado. Os três primeiros filmes, são os episódios quatro, cinco e seis. Acontece que, para os três primeiros episódios (que seria a história antes de Luke Skywalker), eles precisavam de equipamentos melhores para fazer os efeitos especiais. O que eles não poderiam prever, é que os que tem os efeitos óbvios demais, são os melhores filmes da saga.
Então, que tal aproveitar o final de semana pra maratonar Star Wars?!
Ah, e que a força esteja com você!
Não vi, mas tão falando sobre
Guerra Civíl
Sinopse: Uma família luta pela sobrevivência enquanto uma guerra civil assola a América.
Produzido pela A24 - que de uns tempos pra cá vem crescendo muito - e com Wagner Moura, o filme estreou em Abril e muitos vem falando muito bem sobre o filme, que já arrecadou muito. Logo no dia de estreia no Brasil, o filme quebrou o recorde de bilheteria.
Notícias da Sétima Arte
📰 Ainda sobre Star Wars; no dia 04 de Maio “Star Wars episódio l: A Ameaça Fantasma” será relançado nos cinemas, em comemoração aos 25 anos da estreia do filme.
📰 Saiu o primeiro trailer do filme “Mufasa: O Rei Leão”. O filme conta a história de Mufasa e Scar antes de Simba, com a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba que contam a história à jovem Kiara (filha de Simba e Nala). Trailer legendado aqui!
📰 Falando em trailer, essa semana saiu o da nova minissérie sobre o Senna, produzido pela Netflix. Só clicar aqui! para ver.
Oi Cynthia! Eu não consegui ver onde vc indicou a minha News, mas recebi um monte de assinante vindo de vc! Mto obrigada! ❤️❤️
Já queria assistir a cor púrpura, agora então.. preparando a pipoca (e pelo jeito os lencinhos haha 🥲)